Esse é um tema extremamente controverso e debatido. Pensando nisso, reuni alguns pontos importantes a serem considerados:
Teor de álcool
A cerveja sem álcool normalmente contém uma quantidade muito baixa de álcool, geralmente menos de 0,5% de álcool por volume. Comparado a uma cerveja comum, é uma quantidade significativamente menor. No entanto, ainda há um pequeno teor de álcool presente.
Orientações médicas
Muitas organizações de saúde, incluindo a American College of Obstetricians and Gynecologists e a American Pregnancy Association, recomendam evitar o consumo de álcool durante a gravidez. Isso se baseia na preocupação de que qualquer quantidade de álcool possa representar riscos para o desenvolvimento fetal, o que é uma realidade.
Efeitos do álcool na gravidez
O consumo de álcool durante a gravidez pode aumentar o risco de complicações, como a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), por exemplo. A SAF pode causar problemas físicos, cognitivos e comportamentais no baby.
Variações individuais
Cada mulher e gravidez são únicas, e a maneira como o corpo metaboliza o álcool pode variar. Além disso, a sensibilidade ao álcool do feto pode diferir. Portanto, não há um nível seguro de consumo de álcool estabelecido durante a gravidez.
Precaução é essencial
Devido à falta de consenso científico claro sobre a quantidade segura de consumo de álcool na gestação, a recomendação é que neste período você evite completamente ingestão de bebidas com álcool. No entanto, para aquelas mães que não querem abrir mão de uma cervejinha de vez em quando existem hoje no mercado algumas opções com 0,0% de álcool em sua composição → confira sempre o rótulo do produto.